Pesquisa

14:20 Postado por Andrei Bessa /

ENGENHARIA é o terceiro passo de uma pesquisa, pautada em atividades empíricas (entrevistas, observações e laboratórios) e científicas (livros e artigos), que busca entreabrir a cortina de silêncio do teatro do sonho, de aparência, que envolve as travestis.
A partir da montagem do espetáculo UMA FLOR DE DAMA (2004), livremente inspirado no conto DAMA DA NOITE, de Caio Fernando Abreu, e da experiência com CABARÉ DA DAMA (2008), sentimos uma enorme necessidade em procurar compreender ainda mais o mundo dessas pessoas para além do estereótipo e preconceitos. O espetáculo, que tem como referência o livro ENGENHARIA ERÓTICA: TRAVESTIS NO RIO DE JANEIRO, do psicanalista e fotógrafo Hugo Denizart, e relatos subtraídos de entrevistas realizadas com travestis cearenses, almeja realizar uma desconcertante reflexão sobre a sexualidade na sociedade contemporânea através da ambivalência do travesti que nos desconforta, ameaça e fascina. Ao portarem um corpo onde se conjuga o feminino e o masculino ao mesmo tempo, com seus modos ousados, eles expõem a arbitrariedade de nossos arranjos sociais, questionando dicotomias e linearidades.
A busca por uma realização individual em cada transgênero passa necessariamente por práticas e técnicas corporais, que vão desde injeções de silicone até a reeducação dos hábitos e gestuais que representam a classificação dos gêneros. O que se pretende refletir também é como essas práticas, que são extremamente dolorosas, aliam-se ao prazer e a elevação da auto-estima. Aqui a dor não é sentida apenas no trato social, no âmbito das vivências afetivo-emocionais, mas também é sentida e vivida através da reconstrução e do que este prazer é absorvido pelo desejo que este corpo modificado possa incitar no outro. O desejo da travesti perpassa o desejo do outro.

Marcadores: ,

0 comentários:

Postar um comentário